imagens_topos_colares.png

O que é uma Comunidade Intencional

Entendemos COMUNIDADE INTENCIONAL URBANA como sendo

 

Um grupo de pessoas que decidem morar junto ou próximos, compartilhando casas ou optando por casa privada e dividindo espaços comuns com a clara intenção de VIVER COMUNITARIAMENTE.

 

Por se tratar de uma comunidade urbana ela se estabelece próxima da cidade, num centro urbano, isto é, não está situada num local retirado ou isolado justamente para facilitar a mobilidade e o acesso a comunidade local.

 

Numa VIDA EM COMUNIDADE se busca praticar a CULTURA DA COOPERAÇÃO, o CUIDADO com a VIDA e nisso encontramos valiosas oportunidades para autotransformação e evolução conjunta. 

 

O grupo entende que a evolução individual acontece no convívio com o outro, com a Natureza e só assim conseguimos chegar na evolução coletiva, aquela que pode trazer benefícios à nossa sociedade, tão carente ultimamente. 

 

Reconhecendo a importância do como nos relacionamos e os impactos que isso gera na sociedade e em cada um, a comunidade CO-LARES NO MAR destaca como principal objetivo do grupo desenvolver ações conjuntas no cuidar de si mesmo, no cuidar melhor uns com os outros e no cuidado com a Mãe Natureza.

 

Através dessa prática diária o grupo CO-LARES NO MAR acredita ser possível encontrar o sentido da Vida, a alegria de viver, a conexão com Gaia.  Nesse exercício do CUIDAR VERDADEIRO ampliamos nossa consciência do SER e ESTAR no mundo, descobrimos que para participar do “jogo” da Vida precisamos criar melhores estratégias para que TODOS GANHEM JUNTOS, ou estaremos fadados a sairmos todos, perdedores!

 

Essa mentalidade do Cuidado se estende para várias ações do cotidiano, desde o trato com os vizinhos, com os visitantes, além do trato com os animais, com o nosso lixo, com nosso consumo, com nossos hábitos corriqueiros.
 

Pra que MORAR EM COMUNIDDE INTENCIONAL?
 

A finalidade da vida comunitária, para nós, vai muito além da vontade de cuidar do isolamento ou da solidão, necessidade essa muito genuína e cada vez mais frequente nas pessoas, vontade essa que precisa ser considerada e respeitada. Porém essa proposta está intimamente ligada a outra necessidade humana básica que habita os seres humanos desde a antiguidade que é a NECESSIDADE DE VIDA COMUNITÁRIA, de vida partilhada, de vida com apoio e troca, de vida em comunhão, de uma vida onde EVOLUIMOS MELHOR se estivermos JUNTOS. 
 

A vida em comunidade gera intrinsecamente uma necessidade de se encontrar e colocar em prática UM PRÓSITO DE VIDA, que se estende, e se transmuta, de um propósito individual até culminar num propósito COLETIVO.  Sendo assim, o grupo busca no seu dia a dia “com+viver” alinhado a propósitos claros e compromissado por todos, criando rotinas que facilitem a conexão entre os moradores, com o meio ambiente e com a comunidade local, já que se trata de uma comunidade intencional urbana. 
 

Essa proposta de morada compartilhada responde também a algumas das necessidades básicas de muitas famílias atualmente = co-responsabilidades e atendimento a crianças e idosos, contato social ampliado, apoio de convivência e educação à jovens, eficiência econômica, entre outros. Tudo isso combinando a autonomia de residências particulares com as vantagens da vida comunitária. Por se trarar de uma proposta dentro da cidade, a logistica da mobilidade para trabalho fora da comunidade e acesso a centros comunitarios (escolas, escritórios, supermercados, postos de saude, entre outros) ficam mais facilitados também. 

 

Como é participar de uma COMUNIDADE INTENCIONAL? 
 

Por acreditar que a essência da vida comunitária está pautada na cooperação e na interdependência, esse grupo entende que para um bom desenvolvimento da comunidade as decisões tomadas precisam surgir através de processos participativos, da aplicação da Sociocracia e da prática constante e amorosa da Comunicação Não Violenta – um instrumento valioso que facilita diálogos e escuta. 
 

Acolhidos por essas práticas e preservando as importantes rodas de partilhas entre os participantes da comunidade, o grupo “com+fia” que através dessa experiência rica, intensa e verdadeira, a Inteligência Coletiva é ancorada para as tomadas de decisão e o sentido maior de ser e estar nessa convivência é despertado.
 

A educação - práticas interna e externas a comunidade, tem um papel importante na difusão dos princípios e no estilo de vida do COLARES NO MAR onde oficinas e vivências serão oferecidas pela e para a comunidade com temas relacionados a restauração e regeneração ativa do ambiente social, cultural e natural.
 

Sobre a Co-Lares no Mar

ico_colres1.png

Uma prática constante de TECER RELAÇÕES mais significativas – consigo próprio, com o outro, com o meio ambiente e com a comunidade local.

ico_colres2.png

Uma oportunidade de se praticar a Convivência Cooperativa.

ico_colres3.png

Um convite para cada morador incentivar o potencial do outro.

ico_colres4.png

Um exercício de auto gestão e busca de soluções através da Sociocracia e de um intenso processo participativo, de todos, na busca do bem “como+um”.

Para saber mais sobre Comunidades Intencionais, Cohousing e Ecovila acesse:
 

Leia: